terça-feira, 6 de março de 2012

EXU MANGUEIRA


Como todo exu em fase de evolução, passando de reencarnação a reencarnação, aprimorando espiritualmente nos períodos que esta em transição ajudando na evolução do ser humano, EXU MANGUEIRA tem suas particularidades, desde a maneira de vestir, falar, conduzir uma gira e principalmente orientar seus consulentes e filhos.
Me refiro a "filho "de uma maneira global, carinhosa, pois como exu não pode ser PAI de cabeça de uma pessoa, pode e É um grande, poderoso e nobre guardião executando as tarefas a ele designadas, de reorganização, equilíbrio, nos auxiliando na caminhada rumo a redenção, evolução e principalmente aprendizado.

EXU MANGUEIRA como os demais exus guardiões não podem e não deve ser confundidos com os KIUMBAS, que são espíritos não evoluídos e ainda afastados da luz, que aproveitam da invingilância dos encarnados, da falta de conhecimento e preconceitos e fazem se passar por guardiões.
É bom que observem que os guardiões em nada se parecem, com os demônios que a igreja apregoa, com rabos e chifres, resmungando, falando de maneira de difícil entendimento, chegando as raias do absurdo de terem cambonos tradutores.
Esses espíritos , os kiumbas, nada tem para nos ajudar pois observa-se sem nenhum esforço a falta de condições e a densa energia espiritual que possuem, no entanto os guardiões estão em nível bem mais elevados, podendo alguns ocupar por períodos e em determinadas situações funções dos próprios orixás, embora não se identifiquem como exus e nem como orixás mas, simplesmente executam o que é necessário.
É comum termos o EXU MANGUEIRA trabalhando e dançando como se fosse um caçador de ODÉ, já que ele faz parte da fortíssima legião que trabalham utilizando os elementos naturais desde a energia dos animais, folhas, árvores e frutos como também a magia da água.
Deixamos claro que EXU MANGUEIRA é elemento direto de ligação de ODE,  que é uma energia ligada a caça, tendo como qualidades mais conhecidas o ENRILÉ e OXOSSI.
Não quer dizer que seu EXU MANGUEIRA não execute tarefas determinadas por outro orixá.
A partir do momento que ele consegue manipular as energias que deve utilizar para ser aplicada na evolução, disciplina, correção, dos seres, não importa se a ordem vem de ODÉ, de OSSAIM de IEMANJÁ ou de OXALÁ, a tarefa tem que ser executada por entidade com capacidade para tal, aí apresenta-se a entidade que esta em condições de oferecer resultado satisfatório, o que conta ponto na sua remissão.
EXU MANGUEIRAé um exu muito antigo e pouco cultuado e consequentemente desconhecido em muitos locais.
Seu axé energético é fantástico, com muita cabala, muito conhecimento. Exu Mangueira, identificado pelo nome cabalístico de AGALIERAPS, nome cabalístico perpetuado durante a inquisição mais direcionado a demônio que a uma entidade em evolução.
Os nomes de todos os guardiões são propagados como demônios o que não concordo embora acredite, pois é visível a baixa vibração dos kiumbaseguns e outros que realmente existem formas demoníacas, em retrocesso evolutivo, ainda presos a grilhões de rancor e sofrimento, tal qual os seres encarnados que desviam-se de caminhos organizados e límpidos, atirando-se em perdição principalmente em uso de elementos entorpecentes, pois pior que prostituir-se ou roubar esta o uso de drogas pois aprisiona, confunde e retira o pouco de dignidade existente passando a alma ser uma paria de entidades desencarnadas que em vida também gostavam de vícios e vivem de maneira a se locupletarem, perdendo a noção do tempo, espaço e principalmente obrigações, fugindo da verdadeira estrada.
Os guardiões com suas missões especificas e no caso do seu EXU MANGUEIRA ela se torna muita forte no trato com a saúde, medicina natural, esclarecimento carmico, abertura de caminhos visando emprego, pois emprego significa renda e renda propicia alimento, elemento esse que fazem com que caçadores matem os animais especificamente para sobrevivência da família.
Apresenta-se como um perfeito cavalheiro, gosta até mesmo de usar "fraque" de preferência com rabo comprido e luvas brancas.
Vestimenta que o caracteriza por uma de suas encarnações. Embora possa ter apresentação diferente de maneira com que o seu cavalo, adepto, iniciante possa se identificar, nesse caso vale a tradição e o grau de conhecimento do encarnado.
Confundido muitas vezes pelo seu companheiro Exu Marabô por terem maneiras parecidas de se vestir e se portar. Sua única diferença é que o Exú Mangueira na incorporação exala um odor de enxofre.
Aprecia bebidas finas e principalmente vinhos finos e bons charutos.
Como diz seu nome gosta de receber seus presentes embaixo de mangueiras.
Muito mulherengo, exu de uma palavra só. Resolve ou não resolve o problema. Muito direto em suas decisões.
EXU MANGUEIRA lidera os exus que trabalham nos cruzeiros e caminhos das matas, mas não quer dizer que seu campo de atuação seja especificamente nas matas.
Não apenas é apenas das matas que ele retira as vibrações necessárias para executar suas tarefas.
Vinculado aos orixás nela existentes, delimitado pelo bom senso.
Não necessariamente seus ebós tenham que ser servidos nas matas ou embaixo de uma mangueira.
Não, pois que tem seu axés assentados pode e deve servir e vincular este nobre guardião dentro de seu ylê.
Já é mais que chegada a hora de pararem de tratar exus e pombas giras como demônios, como leprosos, como incitadoresda promiscuidade e da baixaria, que tenham que estar afastados dos demais, principalmente dos orixás, pois sem exu não se faz nada e não terá um ORIXÁ que execute se os guardiões "entrarem em greve".

Serem chamados  em determinados horários e dia são tradições que já deveriam estar nas lembranças de nossos avós e ausentes de nosso cotidiano.
Tratar os guardiões como chifrudos, cachaceiros, promíscuos, é procedimento primário, de quem tem mais preconceito que falta de conhecimento.
Vamos usar o bom senso, pois como poderíamos estar depositando confiança, pedindo auxilio para quem é mais inferior, mais limitado que nós???
Como poderia alguém mais inferior que nós ter mais facilidade de contato com os orixás?
Não. Os guardiões estão em escala melhor que nós e não sofrem os limites de quem carrega grosseira roupagem carnal.

Também estão eles, na escola do outro lado, estudando e praticando, e pobre de nós se não fossem eles. Se não fosse a interferência valorosa dos exus, mesmo que em muitas das vezes nós nem tomamos conhecimento. A sua posição requintada se torna visível quando se mostra usando fraque e luvas brancas. É um apreciador de bebidas finas como whiski, vinho e champanhe.
Possui uma fala calma e poética sua visão astral e de um homem de manto com capuz possui um turbante na cabeça que representa o símbolo da magia oriental carrega uma espada numa mão e na outra possui algumas folhas de mangueira trabalha para o Lúcifer junto de seu companheiro exu Marabo sendo ambos parecidos .


LENDAS

Segundo conta a própria entidade o primeiro EXU MANGUEIRA viveu na França foi um rico criador de gado bovino e chegou a se tornar ministro da França devido a sua educação e boa lábia conquistou varias mulheres casadas e foi morto por um marido de uma delas.

Exu Mangueira em vida foi marido de uma das Maria Padilha ele amava ela e ela o traiu com outro homem desde então em vida mesmo ele tomou raiva de mulher não queria saber mais delas.


Características

GUIA > de aço ou de miçangas
CORES >tradicionalmente o vermelho,podendo em alguns casos levar azul ou verde.
BEBIDA >bons vinhos, whiskymarafo, absinto
VELA >de sebo
ARREIO DE EBÓS> ylê, cruzeiros das matas, embaixo da árvore mangueira,
ERVA >todas silvestres, inclusive com espinhos.
FUMA> charutos
ARMA >facão, lança cumprida
PLANTA >mangueira
METAL>aço
FRUTA: manga
BICHO: Galo vermelho com rabo colorido.

Pontos Riscados


Nenhum comentário:

Postar um comentário