Existem muitos mistérios na Umbanda alguns neste blog citados , como mistério da incorporação da mediunidade , das entidades , etc , mas um acho que digamos assim é extremamente importante além dos demais pois da a todos os outros uma sustentação nas energias , porém ja vi terreiros sem o atabaque mas com uma enorme força , porque a curimba não é tão somente o som do atabaque mais sim a harmonia de cantigas e preces , juntamente com vibração e concentração de mediuns como também a energia que os guias movimentam dentro da gira que nem sequer percebemos . Agora não há dúvida que com um atabaque ou mais no terreiro a vibração é muito mais forte , o que o atabaque faz é movimentar as energias dentro da gira dando sustentação aos mediuns e aos guias , acredito que o atabaque é o próprio orixa a quem ele foi consagrado entaum deve se muito respeito ao atabaque não só o ogã que o manuseia mas como também o resto dos mediuns sem exceções. Outro requisito da curimba é os verdadeiros mantras , pontos e preces que são cantados , pois eles são a própria voz de Deus e dos orixas , que não falam mas ensina para nós como louvarmos a Deus .
Existem pontos de abertura de gira , pontos de bater cabeça aos orixas da coroa, pontos de iniciação dos trabalhos , pontos de chamada de guias , pontos de saudação , pontos de firmeza e sustentação da gira e dos guias , Pontos de firmar ponto riscado , Pontos de cruzamento de linhas , Pontos de subida , Pontos especificos de um determinado mistério de um guias , Pontos que os próprios guias nos passam esses chamados Ponto de raiz, enfim não é tão simples , pois muitos são os mistérios e as formas de movimentar uma determinada energia que o dono da gira precisa que o ogã cante. É obrigação do Ogã puxar os pontos , pois como muitos dos mediuns da gira podem incorporar sem aviso os ogãs não entram em transe mediunico , pelo menos no nosso terreiro, bem como o ogã deve estar atento a qualquer sinal ou um simples olhar de um guia pois eles necessitam de um ogã concentrado para poderem pedir o determinado ponto para ajudar a determinada pessoa , cada guia age de uma forma para como ogã como um olhar , uma fala, ou como os caboclos que somente mandam telepaticamente pensamentos e nem sequer olha pro ogã , gira que tem ogã humilde e conciente sempre tem uma força impressionante, humilde para aceitar que nem sempre acerta e conciente porque não pode se deixar levar por pensamentos que correm na gira. Um pouco complicado por isso o ogã é considerado um pai dentro de uma gira de Umbanda pois quando tem um medium desconcentrado o estrago e menor do que ter um ogã desconcetrado, o ogã deve estar apto a ajudar sempre e a qualquer hora deve saber qualhora deve se puxar determinado ponto a hora de parar , e por experiencia própria digo a voces que corre uma energia inesplicavel numa gira e no atabaque , cada linha de umbanda desperta uma reação dentro da cabeça e do coração de um ogã só quem sente determinada energia e capaz de saber o que ela significa , pois somente o Pai Sagrado é que tem tanto poder assim para delegar energias benéficas nos guias para eles as distribuirem a nós com os seus mistérios divinos .
Outro requisito da curimba é a concentração e vibração dos mediuns que compoem a gira , sabe quando todos procuram saber o ponto que esta sendo cantado e também saber o que o ponto quer dizer o que falam, pois ja vi pessoas cantar no hino de abertura assim nos que refletiu na terra nus que refletiu no mar , quando na verdade é luz que refletiu , somente um exemplo mas ja vi mais improvisações destas , o que o ponto significa e seus mistérios e obrigação do ogã isso é mas tambem um pouco mais de conhecimento não faz mala ninguém não é. Muito importante ressaltar que se os mediuns tiverem com a cabeça firme nos trabalhos a gira anda bem mais livre e leve e a curimba se torna mais bonita e muito mais vibrante .
Que todos os mediuns possam se interessar pelo pontos e seus fundamentos pois um dia sempre precisaram usar esses conhecimentos para ajudar um semelhante,pois as vezes eu percebe que tem mediuns que cantam olhando pro teto pro chão pra assistencia ou para outro medium e até alguns fecham os olhos , mas poucos são aqueles que abrem o coração e soltam a voz e batem palmas e ajudam na sustentação da gira , poucos quando não sabem um ponto olhar para o ogã e tenta ler os labios dele para tentar aprender e na proxima repetição ja estao cantando junto como ogã , isso não é obrigação mas ajuda a gira e a si proprio pois se concentrando na curimba voce esta firme nos pensamentos porque nao da asas a pensamentos que não fazem parte daquele momento do trabalho.O ultimo topico que expus a cima é a energia que os guias emanam na gira para formar a harmonia da curimba , estes nem preciso dizer pois nem há o que falar pois os guias são verdadeiramente perfeito nesse ponto eles realmente fazem a parte deles da melhor forma possivel .
Então concluo que Curimba tem muitos mistérios alguns aqui revelados por mim outros que não devo revelar e muitos outros que nem mesmo eu sei mas que tento evoluir cada vez mais para tentar aprende los e quem sabe um dia tambem poder dividir com meus irmãos de fé . Curimba e ter vontade de amar a Umbanda e se encantar cada dia de trabalho e se emocionar se fortalecer e de evoluir com as energias que Deus nos põe a nossa disposição e que ainda falta muito para aprendermos a utiliza las adequadamente . Ogã é Pai e deve ser respeitado mas se ele não respeitar a todos os mediuns como pode ser um Ogã , pois digo que a Curimba não é feita só do Ogã mas de todos os membros que compoem a gira . O ogã deve ser o mais humilde possível pois a função principal de um verdadeiro ogã é louvar e exaltar aos guias e a todos os amados orixas.
Por Flávio
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