domingo, 20 de setembro de 2015

PERGUNTAS SOBRE EXÚ.


A algum tempo atrás respondi a um leitor que se ele fosse filho de Exú sua mãe provavelmente seria uma Pomba Gira. Isso causou uma tremenda polemica entre leitores do blog que começaram a enviar perguntas sobre Exús. Resolvi responder para esclarecer algumas, lembrando que as respostas são minhas opiniões pessoais e coloquei junto respostas de outros médiuns esclarecidos.


1 - Exú e Pomba Gira podem ser donos de coroa na Umbanda?
Nunca na Umbanda! Em alguns outros rituais sim.


2 - Porque Exú não pode ficar de frente na coroa?
* Na UM-BAN-DA não pode mesmo porque exu é uma Linha Espiritual AUXILIAR, agregada e, como já visto antes, composta por falanges de espíritos em sua maioria amorais e de pouco conhecimento sobre princípios evolutivos, ou seja, de curta visão espiritual a despeito de muito conhecimento que possam ter sobre os princípios de vida material.
Se exu ou pomba gira estiverem à frente na coroa de um médium, o certo é (como nos foi ensinado desde muitos anos atrás) que se trabalhe no sentido de afastá-los desta posição para que espíritos GUIA possam assumí-la.
Já para outros cultos, aqueles que não se preocupam com evolução espiritual do médium e das entidades e que pretendem entender que "é assim porque deve ser ou porque sempre foi", aí a pregação é outra e exu vira até "orixá de coroa".



3 - Zé Pilintra é Exú?
Originalmente Zé Pilintra, Maria Padilha e alguns outros Exús, eram Mestres Encantados no norte do Brasil. Com a vinda dos povos do norte para o resto do Brasil, principalmente para o Sul e o Sudeste, o culto aos Encantados veio junto. Aos poucos, esse culto foi se misturando a outros cultos e criou-se entidades que trabalham em várias falanges. Como trabalhar com Encantados era um processo complicado nestas áreas do Brasil, principalmente pela questão de lugar, firmeza, etc., começou-se a trabalhar dentro da Umbanda e Candomblé com as mesmas entidades, criando-se assim o Exú Zé Pilintra e a Pomba Gira Maria Padilha. No Norte ainda cultua-se como Encantados. Um outro motivo é que o nome de Zé Pilintra acabou por criar uma relação com Pilantra, ou seja, malandro, golpista, mulherengo, características de Exú.


4 - De onde surgiu o nome Zé Pilintra?
Em cada lugar existe uma história sobre este nome. Ninguém sabe exatamente a verdadeira história, José Phelintra, José de Aguiar, Chapéu de Couro,  Mestre Zé são alguns nomes dados a esta entidade. Tal como sua morte, dizem que morreu do coração em um cabaré, Maria Navalha cortou seu pescoço numa crise de ciúmes, emboscada na rua e outras tantas. Mas se era Encantado não pode ter morrido, Encantados não morrem, desaparecem da terra num processo sobrenatural.


5 - Exú fala palavrão e bebe cachaça?
Sim, é normal. O que não é normal e depois da entidade desencorporar o médium ficar bêbado e aprontar.
*Tenho a dizer é que SÃO EXUS. E por serem-no agem de acordo com seus princípios e formas de ver a espiritualidade e, além disto, usam desses artifícios como formas de impressionarem suas platéias, em grande parte normalmente ávidas por esses fatos.
Tenho a dizer que, em termos de comportamento, esta é a essência dos espíritos que realmente merecem este apelido - EXU!

6 - Trabalho com uma Pomba Gira e quando ela desencorpora sinto uma imensa excitação sexual, sou casada e deixo meu marido surpreendido quando chego na cama após o trabalho, isso é normal?
Isso é chamado em alguns rituais de "Estar com a Pomba Gira/Exú de frente". As entidades destas falanges tem a tendencia de mexer com áreas neurais do corpo diretamente ligadas a sexualidade. você deve ter percebido que as Pomba Giras dançam muito sensualmente e Exús estão sempre cortejando as mulheres.
O que não pode acontecer é você encontrar Exús excitados durante a incorporação, dando cantadas do tipo: depois da sessão encontre meu cavalo em tal lugar, etc. (já testemunhei um Exú dando o número do celular). E, existe também, médiuns despreparados que as vezes por serem tímidos, mentalizam a entidade para poder fazer aquilo que não tem coragem de dizer quando desencorporados. 
Em alguns casos pode ser obsessores atuando e o Zelador deve trabalhar com o médium para tirar o "Exú  de frente".

7 - Os Exús já viveram aqui?
Com certeza, são almas desencarnadas que retornam a este plano por motivos diversos. Alguns quando estavam vivos foram pessoas normais e trabalhadoras como nós. A história de cada um é segredo deles mesmos, normalmente eles contam sobre suas vidas passadas somente para alguns de sua confiança. Exús não andam garganteando por aí que foram médicos, engenheiros e bispos aos quatro ventos, são entidades muito discretas com relação a isso. O retorno a esta vida através da incorporação é feito para que este espirito possa desenvolver-se e praticar a caridade e, em alguns casos, cumprir com deveres outrora deixados para trás.

8 - Deve-se dar menga para Exú sempre?
Depende, cada espirito é doutrinado de uma forma diferente de outro. Se o Exú aprendeu que pode salvar uma vida com menga ele vai pedir, se aprendeu a mesma coisa com uma vela ele pede a vela.
A menga só não pode ser dada sem motivo plausível, por cisma do médium que acha que dando menga seu Exú fica mais poderosos, por querer aparecer aos olhos das pessoas que desconhecem a religião e nunca para trabalhos feitos para o mal. Quem dá menga a Exú com intensão de fazer mal a alguém na verdade está dando menga a um Kiumba ou rabo de encruza. Exú não faz mal a ninguém.

9 - Porque não se firma Exú no Congá?
Foi dado a Exú na criação a função de mensageiro e guardião.
A firmeza da tronqueira é necessária para a segurança da casa e para que o Exú possa avisar os Orixás sobre o que é necessário. Em muitos terreiros achasse que estando firmado o Exú na tronqueira (ou Cangira) os kiumbas não entram, mera especulação. Se esse fosse o caso as outras entidades não precisariam descarregar os médiuns e a casa. As entidades trabalham juntas e Exú ajuda a todos e todos ajudam o Exú.

10 - Estive em um terreiro que apagaram as luzes na sessão de Exú, os Exús falavam muito palavrão, bebiam, fumavam, cuspiam e dançavam uns com os outros se sarando e passando a mão tanto em homens como em mulheres. Isso acontece em todos os lugares?
Bom, primeiro isso não era Umbanda! Podia ser uma orgia, uma festa, um baile ou qualquer outra coisa. Quando isso acontece é culpa somente de pessoas que se dizem Umbandistas mas na verdade são mistificadores. Vou explicar: Apagar as luzes e deixar o ambiente na penumbra é um ato normal, os Exús não gostam de aparecer e ser discreto é uma de suas características. Falar palavrão também pode ser normal, depende do desenvolvimento e das normas apregoadas pelos zeladores e da própria concentração do médium, mentalizar a entidade antes da incorporação é o melhor meio de doutrinar a entidade. Bebidas são usadas como ferramenta de trabalho da entidade e até mesmo uma forma de aquecer o médium. O médium incorpora um ser morto e, repare bem, quem está incorporado ou depois da incorporação tem o corpo extremamente gelado. Um estudo provou que alguns médiuns chegam a ter temperatura corporal de 27 a 29 graus, quando o normal é 36 a 37 graus. Fumo também é considerado da mesma forma que a bebida, servindo também de fundanga para descarrego.
Quanto a dança e atitudes libidinosas, pode acreditar que é mistificação! Como disse acima existe a sensualidade discreta destas entidades, mas discreta mesmo! Sarar e passar a mão em outras pessoas é safadeza. Já fui em muitos terreiros e vi coisas que deixariam os piores dos kiumbas de boca aberta. Exús são entidades iguais e com o mesmo valor que um Preto Velho, vem para fazer o bem e sem safadeza.

11 - Você falou a um tempo que um terreiro de Umbanda não poderia ser comandado por um Exú. Estive falando com meu zelador e ele disse que é engano seu.
me lembro de você. Se o chefe espiritual do terreiro é um Exú mesmo, seu terreiro é de Quimbanda nunca de Umbanda. Quanto a seu zelador mande ele me escrever, quem sabe  posso ensinar alguma coisa a ele sobre Umbanda.

12 - Posso firmar Exú dentro do terreiro?
Depende do ritual! Se for Quimbanda sim se for Umbanda não.

13 - Existe uma rádio em que um suposto Exú dá entrevistas e palestras, inclusive citando certos trechos da Bíblia e Provérbios, isso é natural?
Não! Este tipo de entidade normalmente ,como já foi dito, é muito discreta. Pode acontecer de um outro espirito ou entidade estar dando estas entrevistas e se identificando como Exú. Pode até mesmo ser um médio tentando pregar coisas que aprendeu ou que ouviu falar dizendo-se Exú. A mistura de trechos bíblicos e provérbios com a doutrina espiritual nos faz lembrar mas o Kardecismo que Umbanda, logico que o sincretismo colocou muito dos rituais católicos na Umbanda. Entrevistas e palestras são dadas por seres humanos, nossas entidades podem enviar mensagens que são transcritas e divulgadas. Exú não precisa ensinar nada no rádio, ele ensina no terreiro e além de tudo: Exú fala pouco e trabalha muito! Nem mesmo os espíritos que trabalham na linha branca ou kardecismo vivem dando entrevistas, tome como exemplo o grande Chico Xavier, discretíssimo e avesso a reportagens.

14 - De onde vem os nomes dos Exús?
Deles mesmos! Normalmente a própria entidade se apresenta com o nome que lhe foi dado por seu superior. Muitos nomes foram criados pelo próprio povo. Muitos nomes mudam de uma região para outra ou ritual para outro e muitos ficam o mesmo em rituais diferentes como Maria Padilha na Encanteria e na Umbanda. Alguns adotam o nome de sua área de atuação: 7 Encruzilhadas ou Maria do Cruzeiro. Alguns adotam nomes de lembranças passadas: Rosa Caveira ou Exú da Lira. 

15 - Porque existem tantos Exús Tranca Rua?
Bom tenho duas teorias:
A primeira é que a falange de Tranca Rua cresceu muito, e existem muitos Tranca Ruas que tem outro nome mas o povo chama de pelo mesmo nome (o Exú que trabalho se chama Exú Guerreiro, e da falange de Tranca Rua, se veste como tal e muita gente o chama de Tranca Rua) causando assim este grande contingente.
A segunda é que todo mundo quer trabalhar com  Tranca Rua, assim como Maria Padilha, Exú veludo, Exú Meia Noite, muitos ainda acham que pelo nome ser conhecido as pessoas confiam e procuram mais a entidade. Do mesmo jeito que acontece com Ogum Beira-Mar, Caboclo Cobra Coral, etc.

16 - Toda Pomba Gira foi prostituta?
Não! Como já foi dito a vida passada da entidade na terra continua sendo um mistério que só ela sabe. As características da entidade, o jeito de vir ao terreiro, sua dança, seu caráter é de uma pessoa alegre e brincalhona, como todo Exú de Umbanda. Muitas pessoas difundem este  conceito sobre esta entidade por falta de conhecimento e muitas vezes a própria entidade mistificada passa isso adiante.

* respostas de C. Zeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário