Hoje
iremos tratar sobre os Exus Pagãos e os Exus de Lei.
Percebemos
que atualmente existe um “endeusamento” dos trabalhadores da umbanda
conhecidos como Exu, alguns autores acabam atribuindo ao Exu características
que seriam do próprio criador, o que em nossa opinião é um grande erro.
Por
outro lado, existem alguns umbandistas que ainda defendem a ideia que Exu é o
demônio, o que é também um grande equívoco.
Normalmente
naqueles terreiros, que possuem uma forte influência Católica, o sincretismo
com o demônio ainda impera.
Em
nossa opinião um dos culpados por esta visão deformada dos Exus na umbanda foi
o escritor Aluizio Fontenelle.
Aluizio Fontenelle foi o primeiro a escrever sobre Exu na Umbanda e na Quimbanda, e no livro Exu apresentou uma relação entre exus e os demônios.
Aluizio teve a infeliz ideia de relacionar os Exus com os diabos das Tradições judaico-cristãs.
Aluizio Fontenelle foi o primeiro a escrever sobre Exu na Umbanda e na Quimbanda, e no livro Exu apresentou uma relação entre exus e os demônios.
Aluizio teve a infeliz ideia de relacionar os Exus com os diabos das Tradições judaico-cristãs.
Aluizio
Fontenelle nasceu em 23/05/1913 e faleceu em 03/01/1952 publicou
vários livros sobre espiritismo e umbanda.
Infelizmente
após este livro, a ideia de que Exu da umbanda era um ser maligno, ganhou força
e dominou a mente de vários umbandistas.
Pessoas
de mente fraca, sem conhecimento doutrinário começaram a ver os ditos exus
demônios e as imagens dos exus-demônios começaram a proliferar nas lojas
especializadas neste tipo de comercio.
Alguns
Terreiros chegam ao extremo de não trabalharem com a linha dos Exus, exatamente
devido a este preconceito.
Vamos,
portanto escrever um pouco sobre este conceito existente na Umbanda.
Até
alguns anos atrás era comum você estudar e compreender esta linha de trabalho a
partir das nomenclaturas de Exu pagão e Exu de Lei,
infelizmente alguns autores deixaram de lado este conhecimento antigo e
passaram a endeusar os Exus, gerando muita confusão no meio umbandista,
principalmente entre os mais novos, recém-chegados a umbanda.
É
importante lembrar que quando estamos estudando os Exus, é muito importante não
misturar fundamentos.
Existe
grande diferença entre o conceito de Exu orixá no culto de Nação.
Exu
Guardião ou Exu de Lei da Umbanda.
E
o Exu da Quimbanda.
Este
texto irá estudar o Exu na Umbanda, não nos interessando
neste momento outros conceitos existentes nos outros cultos.
A
Umbanda é um culto voltado a pratica da caridade, é uma religião que tem como
finalidade principal promover o encontro de seus adeptos com o criador. Este
processo se faz através dos orixás, guias e protetores.
Na
Umbanda não existe a pratica de magia negativa, não se faz amarrações,
trabalhos para prejudicar terceiros, vinganças etc...
Em
hipótese alguma este tipo de trabalho espiritual é realizado dentro de uma casa
de umbanda.
Se
você que está lendo este texto, percebeu que em seu Terreiro é feito alguma
espécie de trabalho negativo, abra os olhos e fique atento, pois com toda
certeza seu terreiro não é um terreiro de umbanda.
O
que fazemos na umbanda é exatamente o oposto disso, protegemos todos aqueles
que nos procuram e foram vitimas deste tipo de trabalho, ou seja, a
umbanda trabalha desmanchando e neutralizando estes tipos de trabalhos
negativos.
Se
existem trabalhos de magia negativa, se existem pessoas que procuram os
Terreiros de umbanda em busca de ajuda, porque foram vitimas deste tipo de trabalho,
então existem lugares e pessoas que fazem este tipo de prática negativa.
Existem
muitos cultos que infelizmente ainda trabalham sem uma orientação, e nestes
lugares ainda é pratica comum se fazer qualquer tipo de trabalho espiritual
mediante pagamento.
Tradicionalmente
existe uma polaridade para diferenciar estes tipos de cultos.
De
um lado temos a Umbanda, se colocando como o lado
da luz.
Do
outro lado a Quimbanda, se colocando como um culto
das trevas.
A
polaridade Umbanda e Quimbanda é antiga, e sempre
teve a conotação da luz lutando contra as trevas.
Atualmente fizeram uma grande mistura entre cultos diferentes, e acabaram misturando umbanda com quimbanda.
Atualmente fizeram uma grande mistura entre cultos diferentes, e acabaram misturando umbanda com quimbanda.
Chegaram
até a diferenciar a palavra Quimbanda de Kimbanda; o que em nossa opinião é uma
bobagem criada somente para confundir os iniciantes.
Quimbanda
é um culto, tradicional, antigo e que não tem preocupação alguma com o conceito
de bem e mal, ou com a Lei de Deus.
Na
Quimbanda quem comanda os trabalhos são os Exus,
e é prática normal fazerem qualquer tipo de trabalho, sem que haja qualquer
ressentimento ou freio moral.
É
um culto que pode ajudar, mas infelizmente devido a inferioridade moral
das pessoas que a procuram acabam pedindo qualquer tipo de trabalho a estes
Exus que trabalham na Quimbanda.
Se
procurarem no youtube encontrarão vários vídeos, com os mais diferentes tipos
de cultos negativos.
Na Umbanda,
existe uma lei maior e todos os Exus que trabalham
na Umbanda não fazem qualquer tipo de trabalho negativo, podendo em
determinadas situações até orientar o consulente, ou mesmo dar uma lição de
moral naquele que vai pedir por este tipo de trabalho.
Lembramos
que o comando dos trabalhos na Umbanda, sempre é feito por um Caboclo ou um
Preto Velho.
Mas
se na Quimbanda o Exu faz trabalhos negativos e na umbanda o Exu não faz
trabalhos negativos o que vai diferenciar estes espíritos?
É
aqui que entra o conceito de Exu pagão e Exu de Lei.
Um
conceito simples, prático e muito útil para quem está iniciando agora na
Umbanda.
Sabedoria
antiga, que não deve ser desprezada.
Todos
sabemos que os Exus que trabalham na Umbanda e na Quimbanda são
espíritos, são seres que já tiveram passagem pela Terra, viveram em nosso meio,
portanto são semelhantes a nós.
Não
são divindades criadas a parte, para serem eternamente negativos.
São
espíritos em processo de evolução e aprendizagem, assim como todos nós.
Alguns
espíritos, devido a sua ignorância, orgulho, vaidade, prepotência, apego a
matéria ficaram presos a crosta terrestre em processos de vingança e ódio; e
sem perceberem acabaram ficando nas mãos de espíritos trevosos.
Estes
espíritos negativos e ignorantes, são conhecidos na umbanda como Kiumbas.
São
estes espíritos que acabam indo se manifestar nestes lugares onde não existe a
preocupação com a lei maior.
São estes kiumbas que chamamos de Exu Pagão, e aqui é importante chamar a atenção que é somente uma nomenclatura, que serve para diferenciar a natureza destes espíritos.
São estes kiumbas que chamamos de Exu Pagão, e aqui é importante chamar a atenção que é somente uma nomenclatura, que serve para diferenciar a natureza destes espíritos.
Ninguém
está afirmando que estes espíritos serão batizados por alguma pessoa, ou coisa
do gênero, utilizamos a nomenclatura para fazer uma classificação e desta forma
permitir a identificação destes seres.
O Exu
Pagão nada mais é que um espírito ainda muito apegado a Terra,
necessitado de prazeres carnais, que possui vícios, orgulhoso, vaidoso,
prepotente e que em algumas situações se considera superior ao próprio criador.
Adoram
se manifestar utilizando nomes dos demônios , pedem oferendas com carne,
sangue, bebidas e sacrifícios de animais.
Naturalmente que este comportamento demonstra o grau da demência destes espíritos.
Naturalmente que este comportamento demonstra o grau da demência destes espíritos.
Já
o Exu de Lei, é aquele que trabalha na Umbanda, é um
espírito que conhece suas limitações, conhece a lei divina, quer trabalhar para
ajudar os necessitados, possui obrigações espirituais dentro de uma casa
umbandista.
Atende
as ordens superiores, que normalmente são emitidas pelo Caboclo ou Preto Velho
, dirigente do Terreiro.
O Exu
de Lei já foi um dia um Exu pagão, mas em
dado momento encontrou a Lei da Umbanda e passou a
seguir o caminho do bem.
É
um espírito milenar, conhecedor da magia, conhece muito bem todos os lugares
trevosos, sabe muito bem como lidar com estes seres negativos; é por isso que
normalmente é o encarregado de tomar conta das passagens que levam aos
submundos trevosos.
É
forte, duro, determinado mas nunca irá usar a magia para atacar alguém,
sempre estará nadefensiva, protegendo, socorrendo.
Muitos
já nem consomem mais bebidas, em alguns terreiros seus trabalhos são reservados
e servem somente para o descarrego dos médiuns e da casa.
Enquanto
o Exu Pagão, na quimbanda utiliza a magia negativa
para fazer o mal a alguma pessoa, o Exu de Lei irá
utilizar todo seu conhecimento e força para neutralizar a magia negativa e
defender a pessoa necessitada.
Exu
Pagão ataca enquanto o Exu de Lei defende.
É
esta a grande diferença entre eles.
O
Exu de Lei na Umbanda é o Guardião.
É
ele o encarregado de guardar e proteger o Terreiro, o médium, seu lar etc...
Podemos
dizer que os Exus de Lei da Umbanda são a tropa
de choque do Terreiro.
Agora
que você já sabe a diferença entre Exu Pagão (Kiumba) do Exu de Lei
(Guardião)ficou fácil diferenciar as casas onde se trabalha com a
Umbanda, das casas onde se trabalha com a Umbanda cruzada com a Quimbanda.
Aqui
é importante fazer uma ressalva.
Alguns
Terreiros de Umbanda costumam chamar a gira dos Guardiões de Quimbanda, mas
neste caso não se trata de outro culto; é somente uma nomenclatura utilizada
para se referir aos trabalhos dos Guardiões.
Mas
existem Terreiros que “viram” para a esquerda, para a Quimbanda.
Neste
caso são casas cruzadas, onde se trabalha com a Umbanda e
com a Quimbanda.
Nestas
casas cruzadas, existe o pagamento pelo trabalho espiritual realizado,
oferendas com sangue, carne, ou sacrifício de animais etc...
Em
nossa humilde opinião, é uma contradição; não sendo possível seguir a lei da
umbanda em determinados dias e a Quimbanda (magia negativa) em outros dias.
Ou
você é quimbandeiro e talvez um dia enxergue a luz e siga a Umbanda, ou é
Umbandista e já deixou para trás há muito tempo o caminho das trevas, pois a
partir do momento que se conhece o caminho da luz não é possível querer
retroagir e voltar a seguir o caminho das trevas.
Umbandista
fique atento!
Saravá
Umbanda!
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