domingo, 25 de agosto de 2013

A luz e o inferno: o homem e o homem


A luz e o inferno: o homem e o homem
Texto de Etiene Sales.

Exu sempre foi um ponto ambíguo dentro da Umbanda. Embora seja diferente no Candomblé, talvez porque na Umbanda, com a influência do Cristianismo e do Espiritismo Cristão, "houve a necessidade" de uma relação entre Exu e o Diabo, ou mais precisamente, de um fator coercitivo, misterioso, sombrio.
Quando vejo imagens de Exu, o guia, não me espanto muito. Como disse meu Exu (Sr. Marabô), quando fiz o assentamento dele: "Não sou tão feio assim!".
Porém, já me peguei pensando sobre isso e me referenciei direto na fonte. Afinal, Eles têm seus motivos para isso. E perguntei diretamente a Eles e a resposta foi coerente, pelo menos para mim. Mas não sei se será para todos. Foi assim...
Conversando com meu amigo Exu, eu perguntei o porquê das imagens com chifres, rabos etc., e se ele tem chifres e rabo.
- Não tenho chifres. Não sou corno! Mas tem que goste de levar umas chifradas!
Mas por que dos chifres e rabo?
- Porque na bíblia existe um Deus vingativo, rude, belicoso, que destrói, pune e castiga? A sua resposta será a mesma para as duas perguntas: a minha e a sua.
- Veja bem: o ser humano, vocês, são rudes, mesquinhos, vingativos. Nem sempre, na sua fúria, na sua raiva, são capazes ou tem a mente aberta para escutar doces palavras; às vezes, só respeitam aquilo que se mostra forte e bizarro.
- Nosso mundo é muito diferente do de vocês. E alguns médiuns videntes, por falta de uma forma associativa melhor, nos viram assim: com chifres e rabo. Alguns de nós gostaram e assim se apresentavam; mas, logo que criavam intimidade, se mostravam realmente como eram.
- É verdade que alguns Kiumbas se utilizam dessa forma bizarra com propósitos malignos, mas isso não e um privilégio só nosso. Eles também se fazem passar por Pretos-Velhos, Caboclos, Crianças e até por Jesus Cristo. Vide a quantidade de fanáticos que existem hoje, que já existiram e que foram capazes de cometer verdadeiras atrocidades em nome de Jesus, o que seria inconcebível com o que Ele pregou. Embora Ele tenha dito: (Mateus 5,17) "Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir". Também disse: (Mateus 5,21) "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo; (Mateus 5,22) Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo".
- Quantos o seu povo já matou em nome do Senhor ou tentou justificar seus atos por ele? Quantas guerras já se passaram? E quantas ainda passarão?
- Falam tanto de nós, Exus, mas o ser humano é muito mais demônio, às vezes do que nós. Podemos até pedir sangue de um animal, caso tenhamos plena necessidade e se for necessário, mas nunca de um ser humano. Mas quanto sangue humano vocês já derramaram (irmão matando irmão)? E em nome de que? Terras, dinheiro, mulheres, ideologia, pureza racial, fé, DEUS!
- Não somos perfeitos, mas apesar de nossas imperfeições, ainda estamos a um passo (na verdade são muitos) à frente de vocês. E olha que isso e com todo o rabo e chifres! Com toda a marafa, uísque, Vodka e fumo, conseguimos ser mais humanos e ver as coisas de Deus mais nítidas do que vocês. Que vêem a forma, não a essência; que procuram na superfície, para não ter trabalho de se aprofundar.
- Vocês precisam dessas imagens como uma forma de temer. Só assim vocês são capazes de respeitar algo: quando temem!
- Com o tempo, pois tudo muda, e até vocês mudarão. Poderão nos ver como realmente somos: iguais a vocês na forma, mas bem à frente no conteúdo!
- IHAHAHA! Boa noite!

O autor é Sacerdote Umbandista, escritor e Cientista da Religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário