quinta-feira, 21 de abril de 2016

Que Caboclo é Esse?


Opinião: por Nilo Coelho

Observe a foto acima. Esse é um índio brasileiro!
Não é americano, nem boliviano e nem africano. É brasileiro.
Os antepassados deste índio habitavam nosso pais quando os europeus chegaram e começaram a dizima-los. É, porque já desembarcaram matando.
Em 1908, um jovem chamado Zélio de Morais, fundou a Umbanda. Na Umbanda trabalham Caboclos, Pretos Velhos e espíritos que desencarnaram neste nosso Brasil, afinal ela é brasileira.
Ai vem a pergunta: Se a Umbanda é brasileira e seus espíritos são brasileiros, porque os Caboclos usam Penachos de Índios Americanos? Você viu o Penacho do Índio Brasileiro? A vestimenta deles? A curimba dele? A Língua que eles falam? 
Americanizaram os Índios Brasileiros para que? Beleza nas sessões? Vaidade?
Não estou aqui querendo mudar nada nos rituais de Umbanda ou seja lá qual for o ritual. Como viram lá em cima na postagem, isso é minha opinião.
Porque tanta ostentação? 
Penachos quilométricos, Decorados com cores e enfeites chocantes (já vi penacho prateado e até metálico). Danças sincronizadas como fosse ensaiadas entre três ou quatro caboclos.
Vamos a definição de Caboclo, conforme o Dicionário Aurélio:
1 Nome que se dá no Brasil aos indígenas de pele acobreada, geralmente mestiço de branco e índia.
Esse é o verdadeiro Caboclo que fala Zélio, afinal em 1908 já existia a miscigenação dos povos no Brasil. Os Caboclos de Umbanda são estes filhos de brancos com índias que viveram em tempos passados e morreram em nossas terras. Falavam português, dançavam, comiam o que plantavam milho, pescavam e caçavam. Caboclos de Flecha, Escudo, Remadores, etc, brasileiros sem Penachos gigantes, com penachos feitos de aves de nossa flora, gente simples, sem ostentação, descalços.
Assista um vídeo de uma tribo em festa. Você vai ver a dança, a comida, a integração, a humildade destes povos. Povos que fizeram a passagem e voltam como espíritos de Umbanda com a mesma humildade.
Não quero dizer que todo mundo tem que jogar o penacho fora e trabalhar como os caboclos brasileiros. Esta tradição já se enraizou nos rituais brasileiros e ninguém vai mudar isso. Está postagem, além de ser minha opinião sobre o assunto, é uma resposta a uma pessoa que perguntou porque nosso Caboclos são tão americanizados.

Índio Cherokee

Um penacho simples, feito com penas de aves que o caboclo conseguiu na mata onde vive é coisa rara. Primeiro que nossos índios nem caçam mais direto e os fabricantes de penachos podem ter problemas com as autoridades se usarem penas naturais. mais a simplicidade está no coração dos Caboclos e tenho certeza que nossos caboclos usam o que lhes for oferecido.
Índio Guarani

Então você me diz: Nilo, se for assim os Pretos Velhos não deveriam tomar vinho, porque não existia vinho na senzala.
Concordo, não existia nada na senzala, só dor e sofrimento, no máximo uma marafinha escondida.
Mas como disse antes, tudo foi adaptado para ser como é hoje. No terreiro de Zélio nenhum Preto Velho bebia ou fumava, até hoje é assim (o terreiro ainda existe e funciona, veja artigo neste blog) caboclos lá não usam penachos e nem fumam charutos. 
Não quero resgatar a Umbanda do tempo do Zélio, somente estou aqui mostrando que algumas extravagancias não condizem com nossa religião. Nunca vi um índio Cherokee dando passe em inglês, mas a vestimenta dele é toda americana. Porque seu médium quer que seu Caboclo apareça mais, brilhe mais, seja o alvo das atenções, a pérola do terreiro. 
Fica a dica.


Nilo Coelho
Espero sua opinião sobre o assunto nos comentários.