domingo, 21 de fevereiro de 2016

Bruna Surfistinha diz que Umbanda a ajuda a compreender rejeição dos pais

Raquel Pacheco disse que antes tinha preconceito com a religião. E revelou que foi a um terreiro pela primeira vez após sonhar com a mãe.

Raquel Pacheco, a eterna Bruna Surfistinha, é umbandista praticante há cinco anos. Em uma entrevista para o programa de rádio "Pânico", ela explicou como tudo começou e disse que a Umbanda a ajudou a compreender rejeição dos pais.
A ex-garota de programa - que deixou a casa da família aos 17 anos - contou que tudo começou com um sonho. "Para mim sempre foi uma batalha reconquistar meus pais, me reencontrar com eles. Em 2011 tive um sonho com minha mãe e senti que ela queria me dizer algo e não conseguia, chorava, guardava coisas em caixas, e acordei angustiada", disse.
Um tempo depois, Raquel encontrou uma amiga que frequentava um terreiro e resolveu ir até lá tomar um passe. "E aí nunca mais saí! Quando entrei senti uma paz que nunca tinha sentido e senti que aquele era o meu lugar. Parecia que já fazia parte daquilo", contou.
Mas a tentativa de reaproximação com a família veio quando um exu mirim disse que Raquel tinha que procurar a mãe. "Ele afirmou que algo tinha acontecido com minha família e por isso tinha que procurá-la. Quando eu liguei para minha mãe, recebi a notícia de que meu pai tinha morrido um dia antes do meu sonho", lembrou.
Ainda assim, Raquel não conseguiu reconquistar a mãe, que disse que ia procurá-la mas não entrou mais em contato. "Respeito o tempo dela. Hoje sei que não é fácil ter uma filha Bruna Surfistinha e eu também rejeitei eles, né?", disse. Mas acrescentou que não acha que a sua separação dos pais foi por acaso: "Acredito que por algum motivo eu tive que sair da vida deles".
Ela revelou ainda também que antes tinha preconceito com a religião, mas afirma que no terreiro ninguém julga o seu passado. "Posso dizer que encontrei o amor, que é algo que a gente não consegue descrever, só sentir. Eu preenchi um vazio muito grande, eu sempre senti falta de uma fé. E a Umbanda me acolheu", afirmou.
Ana Carolina PortoDo EGO, no Rio

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Sacudimento na Umbanda


27 - Sacudimento

Existem várias interpretações para o Ritual do Sacudimento. Cada ritual ou linha tem seus fundamentos e maneiras de realizar. Aqui tratamos somente do Ritual Cabula. O Sacudimento é uma limpeza espiritual feitas em médiuns iniciantes ou em pessoas com necessidades especificas. Um médium iniciante faz este Sacudimento para limpeza antes de entrar para a corrente mediúnica, ficando assim limpo de corpo e alma para iniciar os trabalhos de desenvolvimento no terreiro. O público em geral também pode fazer o Sacudimento quando existe a necessidade de limpeza espiritual, doenças, obsessões, etc. Se for solicitado, é claro, pelo guia espiritual que lhe atende. O Sacudimento tem duração de 24 horas, da deitada a levantada na hora de início da sessão.
Prepara-se a pessoa 24 horas antes do Ritual com o preceito, onde não deve consumir bebidas alcoólicas, praticar sexo (mesmo individual) e alimentar-se com comidas leves. Na noite do Ritual usar branco (inclusive as roupas intimas). O Sacerdote deve deitar a pessoa em uma esteira de palha forrada com lençol branco e virgem, sem travesseiro, cobrir a pessoa com outro lençol branco virgem e a pessoa deve permanecer por sete horas deitada com as costas na esteira e o ori (cabeça) voltada para o altar. Uma vela de 7 dias e um copo de água deve ser mantido na cabeceira do deitado. É proibido dormir, levantar, conversar, incorporar, alimentar-se ou beber neste período. Nestas 7 horas a pessoa deve orar e pedir a Oxalá tudo que precisa nesta vida, pedir axé par si e aos seus. Após as 7 horas iniciais a pessoa pode se levantar, se alimentar levemente e fazer sua necessidades. Volta para a esteira em seguida e pode dormir sem deitar de bruços, somente de lado ou com a barriga pra cima até o amanhecer onde levanta somente para seu café da manhã e depois o almoço. No fim da tarde e feito a passagem das verduras dos Orixás e o banho que deve ser frio. Após o Sacudimento, os médiuns iniciantes vão para a corrente mediúnica e os  que fizeram por necessidade podem ir para casa ou ficar na assistência do terreiro. Lembrando que após o Sacudimento deve-se manter o preceito por mais 24 horas onde não se deve expor a cabeça ao tempo, usando uma cobertura de cabeça de cor branca.
Lembrando: Sacudimento deve ser feito na véspera de uma sessão de Oxossi ou Almas, nunca de Exu. Sacudimento pode ser feito todas as vezes que for necessário, inclusive pode uma pessoa fazer por outra em casos de doenças ou problemas graves. Obrigatoriamente deve estar dentro do terreiro pelo menos 2 coroados para acompanhar pelas 24 horas os deitados. A alimentação durante o ritual é controlada e leve. Usar sempre roupas brancas, inclusive as toalhas e roupas intimas. todos que participam do ritual devem estar de preceito. Visitas devem ser controladas e nunca devem adentrar o terreiro, somente na assistência e preferencialmente de branco...

Trecho do Livro "Cabula sem Mistério" de Nilo Coelho, sem previsão de lançamento... ainda.